“Como sabem, o mundo enfrenta vários problemas ambientais”, começou por recordar a docente e investigadora do Politécnico de Leiria, Teresa Mouga, no acolhimento dos participantes da Tanto Mar no CETEMARES. “Aqui, procuramos soluções para esses problemas”, acrescentou, referindo-se à missão deste centro de investigação.

Um pouco por todo o edifício do CETEMARES, há uma frase colocada em destaque – “Do Mar para a Sociedade”. Este é o lema deste centro de investigação inaugurado em 2015, simbolizando aquele que é o seu principal objetivo: explorar as riquezas do mar, de forma sustentável.

 

WhatsApp Image 2023 09 08 at 15.50.29 4

 

O edifício é a sede do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria e conta com cerca de 2000 metros quadrados de laboratórios equipados com a tecnologia mais recente na área da biologia, pescas, aquacultura, biotecnologia, química, microbiologia e tecnologia dos alimentos.

Durante o dia de hoje, os participantes da Semana Tanto Mar puderam conhecer vários dos projetos de investigação integrados no CETEMARES. Divididos em quatro equipas, os estudantes participaram em experiências práticas ligadas às áreas do ambiente, biotecnologia, engenharia alimentar e aquacultura.

 

WhatsApp Image 2023 09 08 at 15.50.29 5

 

O objetivo destas experiências “muito diversas”, explica Teresa Mouga, passou por “dar a perceber o que é feito e pode ser feito na área da investigação científica”, despertando ainda para “as profissões do mar”. Este contacto com os estudantes, acrescenta, é “mais uma forma de lhes mostrar quais são as suas opções de futuro”.

E ainda sobre o futuro, a docente do Politécnico de Leiria não tem dúvidas que a geração dos participantes da Semana Tanto Mar está “muito desperta para a importância da sustentabilidade”. “Eles sabem e sentem os problemas reais”, reforça, antes de concluir: “isso resulta também numa maior vontade trabalhar nestas áreas, no futuro”.

 

WhatsApp Image 2023 09 08 at 15.50.29 3

 

"Abraçar o mar"

Depois de jantar, o auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) acolheu a gala de encerramento da Semana Tanto Mar 2023. Depois da entrega dos tradicionais prémios "Cagarras de Ouro", que distinguem algumas das características que marcaram esta semana, as quatro equipas apresentaram um pequeno espetáculo que resumiu alguns dos melhores momentos da academia. 

"O mais importante é que abracemos cada vez mais o mar", destacou o Diretor da ESTSM, Sérgio Leandro, referindo-se à importância de despertar vocações nos estudantes que, ao longo desta semana, conheceram as várias vertentes associadas aos oceanos. "Ao longo destes 13 anos, conseguimos proporcionar estas experiências", acrescentou, antes de concluir: "a vossa cara de satisfação neste momento é o maior conforto que podemos ter".